Comunicação unificada agiliza construção civil
Uma dos maiores desafios do CIO hoje é escolher tecnologias certas para melhorar a competitividade da empresa dentro do orçamento disponível, desabafa Reinaldo Ferreira Sima, diretor de TI da MRV Engenharia. “Hoje a TI é um habilitador para as estratégias de negócios”, diz ele na expectativa de tornar sua área seja um dos alicerces para impulsionar os empreendimentos da companhia.
O CIO é vencedor pelo segundo ano consecutivo do Prêmio IT Leaders da categoria de Construção Civil e Engenharia. Ele lidera um projeto de comunicação unificada na construtora nacional, que conta atualmente com cerca de 400 obras espalhadas pelo País e maior presença em imóveis residenciais para a classe média. A ação veio na sequência da consolidação de escritórios da empresa numa nova sede, em Belo Horizonte (MG).
O novo prédio foi preparado para receber os cerca de 2 mil colaboradores da MRV com TOIP (Telefonia sobre IP), que melhora a comunicação e colaboração entre as diversas áreas da empresa. Iniciativa promove integração e convergência de todos os sistemas de voz e dados, reduzindo custos com telecom e viagens com mais uso de videoconferência.
FINALISTAS DA CATEGORIA
Mario Cesar L. R. de Freitas
EBM Desenvolvimento Imobiliário
CIO
Projeto de maior destaque para os negócios em andamento: Sistema para cálculos de remuneração de tarefas executadas pelos profissionais contratados. Solução terá outras funcionalidades como avaliação da qualidade das tarefas entregues e índices de retrabalho. Roda em nuvem e pode ser acessada por dispositivo móvel online ou offline.
Visão de inovação corporativa: Sistema é inédito no mercado de construção civil e se baseia nas tecnologias mais atuais (web, cloud e mobilidade) para mitigar o risco de se tornar obsoleto nos próximos anos.
Renato Cesar Blanco
Votorantim Cimentos
Global IT Head
Projeto de maior destaque para os negócios em andamento: Mobilidade da força de venda. Tem o objetivo de otimizar processos de vendas, integrando as operações com marketing e inteligência de mercado dos produtos. Solução substitui os antigos netbooks por tablets Samsung para dar mais agilidade ao vendedor e melhorar a satisfação dos clientes.
Visão de inovação corporativa: Aumento de produtividade do time de vendas, que agora consegue visitar mais clientes, sincronizar pedidos e acessar informações em qualquer lugar pelas redes móveis.